São Paulo consegue melhora financeira com redução de preços de ingressos
Roberto Natel, vice-presidente social do São Paulo, afirmou que iniciativa compensa financeiramente
Muito criticada por torcedores e por especialistas, a atual gestão doSão Paulo Futebol Clube ousou ao anunciar, durante a crise vivida pelo time, que o preço dos ingressos no estádio seria drasticamente reduzido. A iniciativa, que vai na contramão do futebol brasileiro, no qual o preço das entradas aumentou 300% nos últimos 10 anos (período que a inflação subiu 73%), teve resultados positivos. Tanto é que, para o Paulistão 2014, Roberto Natel, vice-presidente social do clube, afirmou que o clube pedirá uma liberação da FPF para manter o preço reduzido na arquibancada amarela do Morumbi.
O preço das arquibancadas, que variava entre 30 e 40 reais, foi colocado a 10. E a resposta foi absolutamente positiva: após a promoção, a média de público no estádio do Morumbi quase quadruplicou. "A surpresa para todos, e inclusive para mim, foi que além da melhora de público, tivemos uma melhora financeira com a iniciativa", afirmou Natel. Mesmo com preços populares, a renda com bilheteria aumentou, em média, 68%.
"É claro que, com o aumento do número de torcedores, há um aumento do gasto de funcionamento e manutenção do estádio. Mas, mesmo assim, compensa financeiramente", ponderou o vice-presidente. Ele ainda apontou que a maior presença de público no estádio gera aumento na venda de produtos, que gira em torno de 25%.
E não foi só financeiramente que o desempenho do São Paulo melhorou. O aproveitamento de pontos da equipe jogando em casa também disparou, de 19% para 66,6%. Natel acredita que, além do apoio da torcida, que é fundamental, o torcedor vai acabar se acostumando a frequentar o Morumbi, o que pode gerar bons frutos para o clube no futuro. "Acho que a postura dos clubes (de manter preço de ingressos elevados) vai ser repensada com essa iniciativa do São Paulo", afirmou.
Antes da promoção, o São Paulo tinha uma média de 8.553 torcedores por partida. Com a redução no preço, o número saltou para 33.471 espectadores por jogo, o que seria, hoje, a maior média de público do Campeonato (a maior é a do Corinthians, com 26.057 torcedores). A renda média, que era de R$228.342, saltou para R$383.895, e mesmo a pior renda após a promoção não foi pior que a média anterior a ela (SPO x VIT - R$250.953).
"É claro que, com o aumento do número de torcedores, há um aumento do gasto de funcionamento e manutenção do estádio. Mas, mesmo assim, compensa financeiramente", ponderou o vice-presidente. Ele ainda apontou que a maior presença de público no estádio gera aumento na venda de produtos, que gira em torno de 25%.
E não foi só financeiramente que o desempenho do São Paulo melhorou. O aproveitamento de pontos da equipe jogando em casa também disparou, de 19% para 66,6%. Natel acredita que, além do apoio da torcida, que é fundamental, o torcedor vai acabar se acostumando a frequentar o Morumbi, o que pode gerar bons frutos para o clube no futuro. "Acho que a postura dos clubes (de manter preço de ingressos elevados) vai ser repensada com essa iniciativa do São Paulo", afirmou.
Antes da promoção, o São Paulo tinha uma média de 8.553 torcedores por partida. Com a redução no preço, o número saltou para 33.471 espectadores por jogo, o que seria, hoje, a maior média de público do Campeonato (a maior é a do Corinthians, com 26.057 torcedores). A renda média, que era de R$228.342, saltou para R$383.895, e mesmo a pior renda após a promoção não foi pior que a média anterior a ela (SPO x VIT - R$250.953).
Nenhum comentário:
Postar um comentário